Salgueiro - Campeã do Rio de Janeiro

Tags: , ,

Na noite de segunda-feira de carnaval no Rio de Janeiro, o Salgueiro foi a segunda escola a desfilar falando sobre um tema muito simples, porém imensamente significativo: o tambor. Este instrumento sempre acompanhou o homem desde a Pré-história estando presente nas manifestações tanto religiosas quanto artísticas.

Foi em 1993 o último ano que o Salgueiro venceu o carnaval do Rio de Janeiro com o enredo “Peguei um Ita no Norte”.

Este ano ele entrou na avenida com cerca de 4.100 pessoas tendo 36 alas e oito alegorias.

O tambor foi tocado e cantado em vários ritmos. Mostraram o uso dos tambores nas comunidades tribais e na comunicação com os deuses.

Mostrou o uso do tambor no Brasil com o boi bumba e a festa de Parintins bem como com o xaxado, o forró, o maracatu e outros. O Olodum o Afroreggae e o Timbalada também foram mencionados pelo uso do tambor.

Nem o imprevisto ocorrido com o terceiro carro “Raízes Místicas do Tambor” que ficou preso e enroscado num poste de semáforo fazendo com que abrisse um buraco entre as alas, roubou o mérito de ser campeão.

Ele conseguiu 399 dos 400 pontos deixando a minha querida Beija-Flor em segundo lugar com 398 pontos.

Foi uma vitória merecida, pois além de todo o espetáculo apresentado com seus carros alegóricos, abre-alas e setores o samba-enredo contaminou todo o público da Marquês de Sapucaí.

Se você não decorou o enredo da campeã, aqui vai a letra:

“Tambor”
Compositores: Moisés Santiago, Paulo Shell, Leandro Costa e Tatiana Leite
Intérprete: Quinho

O som do meu tambor ecoa, ecoa pelo ar!
E faz o meu coração com emoção pulsar!
Invade a alma, alucina
É vida, força e vibração!
Vai meu Salgueiro… Salgueiro
Esquenta o couro da paixão!
Ressoou da natureza, primitiva comunicação!
Da África, dos nossos ancestrais
Dos deuses, nos toques rituais
Nas civilizações cultura
Arte, mito, crença e cura!

Tem batuque, tem magia, tem axé!
O poder que contagia quem tem fé!
Na ginga do corpo, emana alegria
Desperta toda energia

No folclore a herança
No canto, na dança, é festa, é popular
Seu ritmo encanta, envolve, levanta…
E o povo quer dançar!
É de lata, é da comunidade,
Batidas que fascinam
Esperança social, transforma, ensina
Ao mundo deu um toque especial (é show)
É show, é samba, é Carnaval!

Vem no tambor da Academia
Que a furiosa bater ia vai te arrepiar
Repique, tamborim, surdo, caixa e pandeiro,
Salve!
O Mestre do Salgueiro!

Comentários (0) 02/26/2009

Neste carnaval não brinque sozinha por conta do mau hálito

Tags: , ,

Quem nunca teve um amor de carnaval? Esta época é muito propícia a início de namoro e muito beijo na boca.

 

Porém… se você tiver mau hálito, nem o clima do carnaval dará jeito.

 

De que adianta ter um corpo escultural, um cabelo maravilhoso, uma fantasia exótica e na hora do “falar pertinho” fazer o companheiro esquecer de tudo isso!

 

Ter mau hálito pode ser consequencia de vários fatores que não dizem respeito somente à boca, porém esta é a mais comum.

 

Fazer uma higienização perfeita é fundamental.

Deve-se fazer uso regularmente do fio dental e escovar muito bem os dentes, principalmente os que ficam localizados no fundo da boca, bem como a língua e as bochechas. Se você usa aparelho ortodôntico ou alguma prótese, os cuidados com a higiene bucal devem ser redobrados. Fazer bochechos com algum refrescante bucal após a higienização bem feita, prolonga a sensação de refrescancia.

 

O mau hálito pode também ser causado pelo estômago quando se fica muito tempo sem se alimentar. Quando isso ocorre, beba bastante água. Ela ajudará a inibir o mau hálito até que você se alimente.

 

Caso o mau hálito não seja consequencia de nenhuma destas alternativas é recomendável procurar um médico, e dependendo, um especialista.

 

Neste carnaval, cuide do seu hálito e fale pertinho do seu amor!

 

Comentários (0) 02/20/2009

Mídias sociais e o clã feminino

Tags: , , ,

É grande o número de mulheres que atua significativamente nas mídias sociais. O mundo das mídias sociais se tornou um maravilhoso campo de “plantio e colheita” para temas femininos como educação, artes, mães, diversão, jogos, troca de informações, culinárias, relacionamento, comportamento e tantos outros.

A mulher/mãe ingressou na web para acompanhar seu filho, para encontrar e se relacionar com antigas amizades, para desabafar, trocar idéias, compartilhar experiências, auxiliar, enfim, são inúmeras as atividades desenvolvidas pela mulher na web.

Com base no texto da minha amiga Sam Shiraishi Marketing para Mães que me motivou este post, onde foca em especial a Mãe Digital, posso dizer que a figura da mãe tem se modificado muito rapidamente tendo em vista o tempo que o ser humano leva para absorver as mudanças. Há não muito tempo atrás a mãe era aquela pessoa que nos acordava para ir à escola, preparava nosso café da manhã, nosso lanche da escola, e que ficava na janela nos acenando até dobrarmos a esquina rumo à escola. Quando voltávamos o almoço já estava na mesa, a casa estava limpa, a roupa lavada e pendurada na corda, e um delicioso bolo quentinho nos esperava para a hora do lanche. Depois vinha o jantar feito também na hora e depois da louça lavada, sentava para assistir a novela indo dormir cedo para acordar disposta no dia seguinte.

As mudanças começaram a acontecer e a mãe passou a sair cedo, junto com o marido e os filhos, para trabalhar fora voltando para o almoço (nem sempre), e saindo em seguida para o segundo turno. Suas atividades de dona-de-casa foram repassadas para as ajudantes do lar e os acenos passaram a ser da janela do carro. Hoje as mães são geeks, participam das Mídias Sociais, disputam jogos eletrônicos, assistem vídeos, publicam no YouTube, têm blog, escrevem para sites, montam sites, monitoram seus filhos, conversam no msn, no twitter, tem comunidade no orkut, enfim são ativas digitais.

Em razão disso tudo concordo plenamente que os marqueteiros devem considerar e muito a mãe digital. Eles precisam enxergar que não se trata mais de um simples e pequeno grupo, mas de uma nova concepção de mãe que tem filhos nativos digitais que as impulsionaram para que se tornassem imigrantes digitais e passassem a atuar significativamente.

As mães digitais são responsáveis por produzir conteúdos de qualidade que são aplicáveis e compartilháveis entre as mães geeks.

Há uma parceria e uma cumplicidade que se fortalece dia a dia.

Aqueles que enxergarem isso sairão primeiro. Aqueles que cochilarem perderão o trem.

Foi dada a largada.

Depois não digam que não avisamos.

Comentários (1) 02/19/2009

No Carnaval brinque sem camisa, mas nunca sem camisinha

Tags: , ,

No Carnaval onde a alegria está presente entre um aglomerado de pessoas, normalmente da mesma idade, e que a descontração é presença garantida, é sempre bom lembrar que não se deve, em momento algum, esquecer de ter sempre à mão a camisinha.

 

Não tem nem a desculpa de que não deu tempo de comprar porque o ministério da saúde, ano a ano, aumenta a quantidade de camisinhas distribuídas gratuitamente, nos clubes e nas ruas, durante o carnaval. Este ano serão entregues cerca de 1,2 bilhão de preservativos, e se você tem dúvidas de como colocar a camisinha veja a maneira correta clicando AQUI.

 

O uso exagerado de bebidas alcoólicas pode ser um agravante para o esquecimento do uso da camisinha, principalmente se a pessoa exagera fazendo sexo com muitos parceiros. Tente evitar exageros tanto de sexo quanto de álcool. Lembre-se que sua vida deve ir muito além dos 5 dias de carnaval.

 

O alerta vai também para os mais velhos, pois com o fácil acesso ao viagra que propicia uma vida sexual mais ativa e a predisposição ao NÃO uso da camisinha provocou um aumento considerável na propagação do vírus HIV entre as pessoas com mais de 50 anos.

Usar camisinha não tem limite de idade. Por isso, não saia de casa sem ela e bom carnaval!

Comentários (1) 02/17/2009

Saudável antes, durante e depois do carnaval

Tags: , ,

 

A maioria das pessoas se preocupa com a fantasia, com os adereços, com os ingressos para brincar o carnaval e acaba se esquecendo de se alimentar saudavelmente para ter energia para brincar os 5 dias de folia. Por ser um período onde se gasta muita energia e se dorme muito pouco é importante preparar seu corpo com uma alimentação saudável antes, durante e depois do carnaval.

 

Aproveite que a semana está começando e procure comer muita fruta, verduras, legumes e carne branca. Procure deixar de lado as comidas muito gordurosas, os queijos e as massas repletas de molhos.

 

Como normalmente a energia despendida durante os dias de Carnaval é muito grande é recomendável que se alimente de carboidratos, de preferencia o integral, e que consuma bastante gordura saudável como as contidas nas castanhas, nos cereais e azeitonas. Procure se alimentar de 4 em 4 horas, pois assim você ingerirá uma quantidade menor de alimento tornando a digestão mais tranquila.

 

Beba água, sucos de frutas frescas e água-de-coco à vontade. Não faça economia, pois ao brincar você transpira muito mais do que de costume e pode acabar se desidratando. Aqueles que são adeptos da cervejinha ou qualquer outra bebida alcoólica intercalem com água, pois ao contrário do que se pensa, as bebidas alcoólicas consomem a água do organismo ao invés de hidratar.

 

Procure praticar exercícios físicos, principalmente as atividades aeróbicas, nesta semana que antecede o Carnaval para que você ganhe mais resistencia física e não se sinta exausta após cada noite de folia.  

 

Uma boa dica são as famosas canjas de galinha após cada noite de folia. Ela age como desintoxicante, acomoda o estômago e propicia uma boa “noite” de sono repondo a energia gasta.

 

Após a terça-feira de Carnaval durma MUITO.

Procure ingerir alimentos ricos em vitaminas A, E e C que diminuem a ação dos radicais livres que estão presentes sempre que existe uma condição de estresse. Consuma bastante folhas verdes, frutas cítricas, muito brócolis e espinafre e coma muito mamão. Tome bastante limonada, água de coco e chás.

 

Depois destas dicas só me resta lhes desejar um MARAVILHOSO CARNAVAL!

Comentários (0) 02/16/2009

Emoções em Alto Mar!

Tags: , , ,

Queridos amigos,

Quero lhes comunicar de que estarei sem postar e totalmente offline do dia 07 de fevereiro até o dia 12 de fevereiro em razão de estar junto do meu, tão querido, Roberto Carlos.

Sim! É verdade!! Estarei a bordo do seu navio comemorando seus 50 anos de carreira.

Sou fã fiel do Roberto desde os tempos de menina.

Estou numa expectativa tremenda!

Assim que voltar compartilho com vocês todos os bons momentos, pois só terão bons momentos e serão grandes as emoções!

Desejo a todos que fiquem com Deus e até a volta.

beijinhos com carinho!

Cybele Meyer

Comentários (5) 02/06/2009

Os 200 anos de Darwin

Tags: , , , ,

Este ano vamos comemorar os 200 anos do nascimento de Charles Darwin. O Brasil teve papel importante no desenvolvimento da tua Teoria. Ele passou, a bordo do Beagle, por duas vezes pelo Brasil. Em 20 de fevereiro de 1832 aportou em Fernando de Noronha, em 28 de fevereiro aportou em Salvador ficando até 18 de março. Neste período caminhou pelo interior da floresta tropical e ficou encantado pelas maravilhas que encontrou e ficoau deslumbrado com a variedade e maravilha das cores. Tudo isso foi minuciosamente relatado em seu diário escrito durante a viagem. Em 29 de março desembarcou em Abrolhos e em 4 de abril chegou ao Rio de Janeiro. Em 5 de julho deixou o Brasil retornando em seu caminho de volta passando por Salvador entre 1 e 5 de agosto, indo em seguida pra Recife onde ficou até 12 de agosto partindo de volta à Inglaterra. Para saber sobre toda a sua viagem e sobre os eventos que irão acontecer neste ano de bicentenário você pode visitar o Ano de Darwin 2009.

 

Se você quiser ver os estudos de Darwin e o material por ele coletado há uns slides  e slides muito interessantes com fotos de espécies raras, suas anotações e vários esqueletos que o auxiliaram em suas análises.

 

Se você quiser navegar com Darwin e fazer todo o percurso com o Beagle clique AQUI.

A Globo News estará apresentando uma série de quatro vídeos sobre Darwin em razão das comemorações do seu bicentenário. O primeiro foi ao ar em 28/01/2009 e falou sobre a história pessoal de Darwin, sobre sua infância, sua família e o início da viagem a bordo do navio Beagle.

 

Este programa intitulado A história pessoal de Charles Darwin pode ser visto no vídeo abaixo.

Comentários (1) 02/03/2009