Despedidas são sempre tristes

Tags: , ,

Despedidas são sempre tristes principalmente quando se trata de um evento fantástico. Estou sim falando da Campus Party. Foi uma semana de muitas emoções onde muitos campuseiros puderam conhecer uns aos outros pessoalmente, uma vez que tinham contato somente via web; puderam ouvir Palestras magníficas; participar de debates; interagir com os palestrantes; brincar com os diferentes projetos; jogos interativos e muito mais.

 

Puderam conversar com famosos (e não foram poucos os que apareceram por lá), da área ou não. Enfim com todos que se interessam e muito pelo mundo digital.

 

O evento foi compartilhado com aqueles que não puderam estar presentes pelos twitteiros que foram incansáveis. Também puderam assistir através do youtube e do Flickr isso sem falar das transmissões televisivas.

 

A CP é a maior festa mundial da internet segundo seus organizadores.

 

Vale destacar a presença do índio A Anápuáka Muniz Pataxó Hã-hã-hãe (Etnia Tupinambá) que é Coordenador Geral da Web Brasil Indígena, TIC e Agente Cultural Indígena e que ficou no Campus Verde. Ele trouxe 8 índios dos estados da Paraíba e Bahia para divulgar seus trabalhos tecnológicos e conseguir apoio para colocar no ar a rádio indígena até o final do evento. Você pode ler mais sobre isso no Radar Verde.

 

Também li o artigo que a Sam do A vida como a vida quer me enviou onde a Lílian Starobinas que fez a cobertura no EducaRede bem como a Jaciara que também transmitiu via twitter e postou no Cidade do Conhecimento comentam a possibilidade de no ano que vem a CP ter um campus para a Educação com a participação ativa de professores.

 

Reforço aqui, com bastante antecedência e ênfase, a sugestão de termos a Educação como participante ativa na Campus Party 2010.

 

Vale dizer que o site oficial da Campus Party continuará ativo durante todo o ano onde na CP Labs os campuseiros poderão apresentar idéias, talentos e projetos para 2010.

 

Valeu CP!

Comentários (0) 01/30/2009

Adaptação escolar – estresse para mães e filhos

Tags: , ,

Ao se falar de adaptação escolar não se está focando somente à criança. Os pais, tanto quanto a criança, também se sentem angustiados e acabam ficando estressados com o fato.

O primeiro contato com a escola pode vir envolvido em várias atitudes, na maioria das vezes, prevista pelos profissionais da educação. Tanto a criança quanto a mãe/pai sente ansiedade, medo e insegurança. Todos estes sentimentos são normais, afinal é uma experiência nova que será vivida e compartilhada entre ambos.

A criança começará a frequentar um lugar, até então para ele estranho, e também estará experimentando a separação. A separação parece ser um episódio ruim, mas na verdade estará fortalecendo o desenvolvimento emocional. A vida é repleta de encontros e separações. A escola não é diferente. Ela promoverá encontro com crianças da mesma idade e um ambiente todo voltado à criança e promoverá a separação, por pouco tempo, da família.

Estas mesmas angustias são vividas pela mãe. Ocorre que a mãe tem que se manter segura para passar segurança para seu filho. A criança da Educação Infantil passará a freqüentar um local totalmente preparado para ela. Tudo ali é do tamanho dela, bem colorido, cheio de objetos interessantes e motivadores. É na escola que ela iniciará a sua convivência numa sociedade mais ampla da até então convivida – a família.

Os pais ocupam papel importantíssimo nessa experiência e devem dar todo o apoio, interesse, ajuda e motivação. Toda criança irá enfrentar o “primeiro dia de aula” e terá que absorver que a separação existente é momentânea e que, com certeza, sua mãe não a está abandonando e que logo voltará para buscá-la. Como a criança pequena não tem noção de tempo, o período que a mãe a deixará na escola significará um abandono total. Porém, à medida que ela for percebendo que sua mãe a deixa ali, mas logo volta para buscá-la, ela começará a se sentir segura e então se soltará e começará a participar da rotina da escola mostrando que venceu o período de adaptação.

É justamente para transmitir esta segurança que a mãe tem que estar segura e mostrar para o filho que logo ela volta. E tem que voltar mesmo, procurando no início chegar um pouco antes da saída dos outros coleguinhas, porque se a criança em adaptação percebe que os amiguinhos estão indo embora e ela não, então pensará que foi abandonada. Por isso, mãe, não se atrase para buscar seu filho nos primeiros dias de aula, mesmo que seu filho já tenha ido para a escola no ano anterior. Este respeito é muito importante.

Outros tópicos foram elencados no texto Adaptação escolar do site Mães com Filhos onde também escrevo. Há muito que se falar sobre adaptação escolar e é sempre bom fazer leituras que ajudem a enfrentar este momento angustiante.

Boa sorte!

Comentários (0) 01/29/2009

São, São Paulo meu amor!

Tags: , , , ,

Recebi hoje do Reginaldo, meu querido amigo de infância, um anexo falando sobre a cidade de São Paulo. Achei os dados tão fantásticos que resolvi homenagear a cidade onde respirei pela primeira vez, e que aniversariou no dia 25 deste mês de janeiro, escrevendo este post.

Você sabia que São Paulo

¨ ano de 2008 ultrapassou Nova York tendo a maior frota de jatos particulares? Pois é, são 830 jatinhos.

¨ tem a maior revendedora Ferrari do Mundo? A segunda maior do mundo está localizada em Los Angeles.

¨ tem a maior frota de helicópteros do mundo.

¨ é a única cidade no mundo que tem quatro lojas Tiffany’s.

¨ é a única cidade no mundo que tem três lojas Bulgari.

¨ tem a filial Louis Vuitton que mais deu lucro em 2007.

¨ tem a filial Mont Blanc que mais vende caneta for a da Suíça.

¨ tem 80 mil paulistas que tem como segunda opção de residência a Europa e os Estados Unidos.

¨ é a cidade que mais consome vinho Romanée Conti.

Você sabia que a Grande São Paulo já cresceu tanto que emendou-se a 38 cidades a seu redor, e tem uma população de 22.000.000 de pessoas aproximadamente.

Você sabia que a cidade de São Paulo é a 3ª maior cidade do mundo com 10.434.252 milhões de pessoas e que tem um território de 1.530 m2 sendo do tamanho de Cuba.

Você sabia que em São Paulo

¨ a taxa de alfabetização está em 95,4% da população.

¨ o PIB é de U$ 76 bilhões.

¨ há mais de 70 Shoppings que recebem mais de 30 milhões de pessoas por mês.

¨ tem mais de 5,5 milhões de automóveis circulando em toda a cidade.

¨ andam meio milhão de pessoas por dia pela rua 25 de março.

¨ são efetuadas 10 compras por segundo usando cartão de crédito/débito.

¨ na av. Paulista passam mais de 5.700 carros e 1.400 ônibus por hora em horário de pico.

¨ tem mais de 120 Teatros e Casas de Show, 71 Museus e 11 Centros Culturais.

Você sabia que São Paulo é a maior realizadora de Eventos da América Latina, com 70 mil eventos por ano.

Na cidade de São Paulo são realizados mais de 100 peças teatrais por semana. São 4.800 peças teatrais por ano.

Você sabia que em São Paulo

¨ tem em torno de 1.500 agencias de bancos nacionais e internacionais.

¨ o aeroporto de Congonhas, Campo de Marte e Guarulhos tem mais de 380 mil pousos e decolagens.

¨ está a terceira maior concentração de italianos do mundo, a maior concentração de japoneses for a do Japão, a maior concentração de portugueses for a de Portugal e a terceira maior concentração de libaneses for a do Líbano.

Com toda esta diversidade São Paulo acolhe a todos com hospitalidade e carinho.

Termino minha homenagem a esta cidade que nunca para citando as sábias palavras em forma de música de Caetano Veloso que “Alguma coisa acontece no meu coração, Que só quando cruza a Ipiranga e a avenida São João…”

Comentários (3) 01/28/2009

Dicas para a volta às aulas

Tags: , , ,

Chega o mês de janeiro e com ele o IPVA, os cheques pré-datados das compras de Natal, no meu caso o vencimento do seguro do automóvel e a compra de uniforme e material escolar. Não há como deixar estes compromissos para depois. Então a melhor solução é economizar pesquisando o preço do material escolar. Para aqueles que pensam que a diferença é mínima estão muito enganados. Pesquisa realizada em anos anteriores mostra diferenças de até 350% no mesmo item.

Aqui vão algumas dicas de como você pode economizar seu dinheiro comprando material de qualidade e obtendo descontos vantajosos.

Uma boa alternativa é realizar a compra do material escolar em conjunto, ou seja, você convida os pais dos amigos do seu filho para fazerem as compras juntos, assim vocês poderão negociar preços menores em razão da quantidade comprada.

Aproveitar o material que sobrou do ano anterior, além de ser uma atitude de economia, é um bom exemplo para os filhos mostrando como evitar o desperdício. Material em perfeito estado vale dinheiro. Esta dica aplica-se também para os livros que podem ser trocados entre os alunos da mesma escola de séries diferentes. Nada mais compensador do que poder emprestar o livro que foi usado durante todo o ano que passou ao aluno da série anterior, bem como poder pedir emprestado o livro do aluno que está uma série à frente. Além de representar uma boa economia estimula a responsabilidade em cuidar bem do livro.

Comprar material de grife ou com estampas de artistas é um luxo que pode ser evitado. Escola não é lugar para exibir o TER e sim um local para se aprender a SER.

É importante ter consciencia do “até quanto” os pais poderão gastar com a compra do material escolar. Esta previsão auxilia na compra consciente e no pagamento sem desespero.

Ao sair para a compra do material leve uma relação do que é realmente necessário para o uso durante todo o ano letivo, lembrando de excluir o material que será aproveitado do ano anterior.

Não se deixe envolver pelas promoções “leve dois e só pague um” elas oneram o orçamento.

Pesquise e compare os preços. Lembre-se que há diferenças enormes entre um local e outro.

Preste atenção também na qualidade do material que você está comprando. Nem sempre a marca que já é tão conhecida por você é a única melhor. Existem marcas boas, porém não tão famosas.

O mesmo cuidado se deve ter com a diferença considerável de preço. Lembre-se que ninguém faz milagres. Se a diferença é grande, a qualidade pode ser proporcional a esta diferença.

Se você obtiver problemas com o material comprado, você tem todo o direito de reclamar. O Código de Defesa do Consumidor estipula 30 dias para produtos não duráveis e 90 dias para os produtos duráveis.

Preste atenção no prazo de validade principalmente das colas, tintas, pincéis atômicos, canetas hidrográficas, fitas adesivas e durex.

Evite comprar em barraquinhas e camelôs. Esta economia pode lhe sair caro, pois além de você não ter qualquer tipo de garantia, a qualidade e a origem do produto são discutíveis.

Exija a nota fiscal com a discriminação do material comprado. Se houver necessidade de troca a comprovação já está na mão.

Quando o valor total lhe for apresentado, tente negociar com o responsável pela loja. Este também é um direito do consumidor e como tal deve ser exercido. É claro que esta negociação deve ser feita com base na boa educação e no respeito.

Se o desconto para o pagamento à vista for compensador, não hesite. Obter um bom desconto também é um ótimo negócio.

Informe-se, pois há papelarias que são postos de coleta de cadernos e livros usados para serem reciclados. Há locais que dão R$ 1,00 de desconto no material escolar por cada caderno ou livro usado trazido para reciclar. Este tipo de comportamento traz lucro para o seu bolso e para a Natureza.

Há também locais que realizam troca de livros. Você traz o seu livro usado e pode levar o livro que usará no ano que se inicia. Para estas trocas o livro tem que estar em boas condições. Ótima oportunidade para ensinar seu filho a cuidar do material que ele usa não devendo escrever com caneta e muito menos desenhar ou rasgar o livro.

Estas são pequenas atitudes que fazem grande diferença tanto no orçamento quanto na cidadania.

Comentários (1) 01/27/2009

Campus Party – Eu estava lá!

Tags: , , ,

Cada um com seu computador ou laptop, grande ou pequeno, branco ou preto… o que importa é estar conectado no maior encontro de tecnologia e entretenimento eletrônico do país. O evento também realiza palestras e atividades temáticas sobre o assunto que tomou conta do Centro e Exposições Imigrantes.

O ambiente descontraído acolhe carinhosamente seus participantes.

Hoje acompanhei vária palestras, todas maravilhosas, e também o debate sobre “Inclusão Digital e Mobilização Social” com a participação do cantor Lobão.

Divertimento não faltou. Tem um jogo interativo onde os participantes são projetados na tela e interagem com os personagens acertando “socos” virtuais e com isso tirando o bonequinho da jogada. Alguns utilizavam o casaco para acertar o “bonequinho” como o menino da foto abaixo.

O Yahoo montou um espaço com acessórios para fotos e atendendo a pedido, minha amiga Sam do A vida como a vida quer, se produziu toda para uma super foto.

A esta hora o pessoal que está acampando no cparty deve estar tentando dormir. Será que se eu fosse dormir lá eu conseguiria encontrar minha barraca? Claro que sim, afinal desenvolveram um procedimento ultraeficiente para não perder a barraca de vista! ;)

Comentários (0) 01/22/2009

Visite o Museu do Prado sem levantar da cadeira

Tags: , , , , ,

Não se trata de mágica de nenhum ilusionista e sim o resultado de muita dedicação a um trabalho que se iniciou em maio e foi finalizado em dezembro de 2008.

O Museu do Prado em Madrid em parceria com o Google disponibilizou no Google Earth 15 obras-primas da coleção da sua pinacoteca.

Foi um trabalho extremamente meticuloso no qual as pinturas foram divididas em pequenas partes e fotografadas em alta definição. Depois, estas fotos foram montadas como um quebra-cabeça. Ao todo foram tiradas 8200 fotos.

Este trabalho nos permite observar, com eximia perfeição, detalhes que normalmente não são percebidos a olho nu. Ela permite que se veja a imagem 1400 vezes maior do que se veria numa foto tirada com uma câmera de 10 megapixels.

Você consegue ver a perfeição das roupas rendadas, a transparencia das pedras que compõem as jóias, os fios dos cabelos desarrumados.

As expressões dos rostos impressionam!

Fiquei horas observando a riqueza e perfeição dos detalhes do “O xardín das Delicias”. E “La Anunciación”! Que maravilha!

É realmente uma viagem indescritível. É a democratização do acesso à informação.

Excelente material para ser trabalhado nas escolas.

Este projeto é único no mundo e não teve custo nenhum ao Museu.

Se delicie com as obras de Velázquez, Bosco, Rubens, El Greco, Rembrandt e outros clicando AQUI.

Vá clicando sobre as figuras até chegar ao tamanho máximo.

Bom divertimento!

Fonte: O Globo

Comentários (1) 01/20/2009

Ajude Obama a tomar posse hoje

Tags: , ,

Obama tomará posse hoje.

Participe ajudando o futuro Presidente dos Estados Unidos a chegar na Casa Branca.

O jogo é composto de nove perguntas de múltipla escolha. Se você acertar passa para a pergunta seguinte. Caso escolha a opção errada, alguém virá lhe dizer que errou.  Quem será? Ah! Para saber você vai ter que jogar.

Para jogar clique AQUI

Comentários (0) 01/20/2009